Minha Luta Com o Foco
Sendo honesto, não sou uma das melhores pessoas para conseguir focar. Tenho muita dificuldade porque qualquer coisa acaba me tirando o foco, principalmente barulho.
Então, precisamos primeiramente fazer com que o ambiente onde estamos esteja pronto para receber nosso foco total. Vou falar:
- Quando tenho controle sobre o ambiente (casa)
- Quando não tenho controle (trabalho)
Ambiente Controlado: Meu Setup de Foco Máximo
Estudando (Método Analógico)
Quando eu tenho que estudar, normalmente uso minha mesa do computador. Eu sempre vou conseguir me concentrar 100% com apenas caneta, um livro e uma folha em branco. Consigo estudar o assunto do livro por horas sem me distrair. Funciona porque:
- Elimina notificações e abas do navegador
- O papel exige pausas naturais para pensar
- Anotações à mão fixam melhor o conteúdo

Técnica do “Falso Professor”
Minha técnica de estudo é basicamente aprender pensando que vou precisar ensinar aquilo para alguém. Por ser professor, normalmente é exatamente isso que acontece. Então eu me acostumei a fazer isso. Mesmo quando estou aprendendo um assunto que não pretendo dar aula, eu finjo que é. Uma das coisas que aprendi é que quando ensinamos aos outros, aprendemos bem mais. Então, nada mais justo do que estudar pensando em ensinar para as pessoas.

Música Como Gatilho Mental
Quando é algo relacionado a trabalho, eu preciso estimular o “mood” em que eu quero estar. Se meu trabalho vai ser mais focado na criação criativa, eu costumo colocar uma música mais empolgante e que me estimule a cantar e fazer o meu trabalho com mais prazer e velocidade. Normalmente, quando preciso criar uma arte, desenvolver uma página (front-end) e me inspirar de maneira geral, coloco músicas hip hop, rap e músicas brasileiras estilo Seu Jorge (meu favorito).
Quando é um trabalho que precisa mais da atenção aos mínimos detalhes – como escrever, resolver problemas lógicos –, eu gosto de música clássica ou lo-fi. Normalmente, em um momento de escrita, posso preferir som ambiente (barulho de chuva), mas lo-fi tem funcionado bem.

Quando eu coloco música clássica, é o mesmo que jogar no modo hard. Sempre que eu tenho que resolver um problema cabuloso, coloco música clássica. Meu corpo meio que já entra numa vibe de foco 100%. Uma analogia para os gamers: sabe quando estamos jogando de qualquer jeito e com a postura jogada? Quando a gente ajeita nossa postura e joga o corpo para frente, normalmente esse é o momento de jogar sério. A música clássica, para mim, tem o mesmo efeito.

Regras de Ouro do Ambiente
Eu detesto um ambiente desorganizado. Não consigo me sentir bem para me concentrar até ter um ambiente organizado e somente com as coisas de que preciso. Se eu estou usando um livro, é apenas um livro, papel e caneta. Se estou usando o computador, apenas 1 aba ou 1 aplicação. Eu fecho qualquer coisa que possa me distrair. Desativo notificações.
Uma coisa essencial também para mim é minha garrafa d’água. Eu preciso me hidratar. Sinto que é até um estímulo para mim. Quando minha garrafa está vazia ou eu não tenho nenhuma garrafa d’água na minha mesa, eu perco 20% do meu foco.

O Problema do Celular
A coisa que mais vai te distrair a trabalhar, estudar e focar será seu celular. Juro, se você ignorou tudo que falei até aqui, não ignore isso. O celular é o seu maior distrator.
Quer focar 100%? Modo boost? Modo expert ultra mega focus? Tire o seu celular de perto de você. Aproveite esse momento para plantar uma árvore usando o aplicativo Forest, que é um aplicativo que “bloqueia” seu celular para plantar uma árvore. Caso você saia do aplicativo, ele mata a sua árvore. Você não quer matar uma árvore, não é?

Caso se interesse pelo aplicativo, você pode baixá-lo clicando aqui.
Meu Ritual Sagrado de Foco
O ideal é criar rituais para entrar no seu modo de foco 100%.
Meu ritual para entrar no modo foco é:
- Ter dormido bem
- Café da manhã reforçado
- Silêncio ou música ambiente
- Luzes baixas (somente uma lâmpada de mesa ligada)
- Linux ligado (menos distrações) – falo sobre isso nesse post.
- Forest ativado
- Celular carregando longe

Eu só pego meu celular quando finalizo. Meu celular está carregando e longe de mim enquanto escrevo esse post. Juro, eu escrevi tudo de uma só vez. Se meu celular estivesse do meu lado, eu levaria horas até terminar de escrever isso aqui.
O cenário ideal é sempre conseguir seguir seu ritual do foco. Sempre que possível, faça as mesmas ações quando for um momento para se concentrar. Seu corpo vai começar a perceber que é hora de foco.
Ambiente Não Controlado (Trabalho)
Normalmente, o meu trabalho costuma ter muito barulho. Tanto por trabalhar em um ambiente de educação – tem muito barulho de criança – e normalmente a sala onde estou tem mais pessoas. Apesar de ser legal para trocar ideias, normalmente vira um distrator também.
Eu nunca vou conseguir atingir os meus 100% de foco no trabalho, mas posso chegar em 80%. O ideal é você também:
- Tirar qualquer coisa que te distraia perto de você (seu celular)
- Colocar um fone (se possível)
- Organizar o seu ambiente
- Pedir para as pessoas interagirem menos com você se possível, porque você está resolvendo um problema gigantesco

Eu aproveito para usar a técnica Pomodoro nesses momentos, porque não podemos também ignorar todo mundo por muito tempo. Normalmente, faço 50/10. Ou seja, eu coloco um cronômetro por 50 minutos e preciso me concentrar por esse tempo. Se eu não tiver finalizado meus afazeres, eu descanso por 10 minutos e volto a fazer mais uma sessão de 50 minutos.
Conclusão
Eu sei que nem todo mundo vai trabalhar com computador. Toda essa explicação que dei é mais para quem usa computador como sua ferramenta de trabalho. Mas você pode pegar as dicas e tentar adaptá-las para o seu contexto.
É isso. No final, a melhor dica é: crie o seu ritual do foco e remova distrações (principalmente seu celular).




